top of page

BALÃO SUGADO

  • Foto do escritor: Dulce Carvalho
    Dulce Carvalho
  • 27 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de mar. de 2023

Muitas vezes a ciência parece que faz truques de ilusionismo.


MATERIAL NECESSÁRIO:


Balão pequeno; Garrafa de vidro ou de plástico; água quente; água fria; uma tenaz;


PROCEDIMENTO


1. Num disco de aquecimento aquecer água num gobelé. .

2. Colocar no gargalo de uma garrafa de plástico um balão;

3. Colocar a garrafa numa tina de vidro com água quente.

4. Esperar algum tempo até se observar diferenças no balão.

5. Coloca, de seguida, a garrafa com o balão numa tina de vidro com água fria ou podes adicionar gelo para que o arrefecimento seja mais rápido.

4. Espera algum tempo.


OBSERVAÇÕES






EXPLICAÇÃO


Magia da Ciência! Qual a explicação?

Segundo a Teoria Corpuscular da matéria todas as substâncias são constituídas por pequeníssimos corpúsculos que estão em constante movimento e, entre os quais, existe espaço vazio. Quanto maior a temperatura, maior o estado de agitação. Do estado sólido para o estado gasoso a matéria vai ficando mais desorganizada, as forças de ligação entre os corpúsculos vão sendo mais fracas, e a liberdade de movimentos vai aumentando, do sólido para o gasoso..




Quando o frasco é colocado em água quente, o ar no seu interior absorve energia calorífica e a temperatura sobe, aumentando a agitação dos seus corpúsculos. Passam a ter mais liberdade de movimentos e chocam com as paredes do balão, em toda a sua superfície, provocando forças que fazem com que o balão encha. são as chamadas forças de pressão.

Quando se retira o frasco com o balão e se coloca em água fria, acontece o inverso. O ar arrefece, diminuindo a sua agitação e diminuindo a pressão nas paredes do balão. A pressão do ar exterior à garrafa passa a ser maior e o balão é sugado para o interior da garrafa.



 
 
 

Comments


bottom of page