top of page
  • Foto do escritorDulce Carvalho

CHUVAS ÁCIDAS

Atualizado: 4 de mar. de 2023


As chuvas ácidas são um problema para os monumentos e para a diversidade da vida na Terra. Como se formam?






ESTUDO LABOARTORIAL DA SIMULAÇÃO DAS CHUVAS ÁCIDAS:


Fizemos a combustão do enxofre e como produto da combustão resultam a formação de óxidos de enxofre.


De seguida adicionamos água aos produtos da combustão.

As equações química que traduz a formação da simulação da chuva ácida, e neste caso a formação de ácido sulfúrido diluído, (H2SO4) é traduzida pelas seguintes equações químicas:


Quando se mergulham flores em água da torneira, o seu pH é igual a 7. Quando se mergulham flores em ácido sulfúrico diluído, proveniente das experiências anteriores, verificamos que o pH diminui para 4, o que prova que a solução é ácida. Em meia hora verificamos que as flores mergulhadas na água acidulada, simulação das chuvas ácidas, ficaram danificadas, pois alteram a sua cor.




A pétala de flor da esquerda foi mergulhada em água e a sua cor ficou inalterada.

A pétala da direita foi mergulhada em água acidulada, e de imediato a sua cor começou a mudar. O que prova o poder destrutivo das chuvas ácidas.



Adicionou-se a água ácida a búzios do mar. Ao fim de 15 dias deixavam-se partir com facilidade, o que mostra o poder destruidor da água acidulada e das chuvas ácidas na natureza.


A concha do ouriço do mar da direita foi mergulhada em água. A concha do ouriço da mar da esquerda foi mergulhada em água acidulada. Ao fim de uma semana verificou-se que se deixava partir com muita com facilidade, o que prova o poder destruir das chuvas ácidas nos animais que possuem conchas formadas por carbonato de cálcio, CaCO3.



55 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page