top of page
  • Foto do escritorDulce Carvalho

DISSOCIAÇÃO de SAIS e COMBUSTÃO

Atualizado: 9 de mar. de 2023

SAIS

Os sais solúveis são substâncias formadas pela atração de catiões e aniões. Quando colocamos um sal em água, os seus iões podem ser "capturados" pelas moléculas de água, sofrendo, então, dissociação iónica.


IMAGENS E EQUAÇÕES DE DISSOCIAÇÃO DE SAIS REALIZADAS NA AULA

1. Dissociação do permanganato de potássio


2. Dissociação do dicromato de potássio




3. Dissociação do Sulfato de cobre



4. Dissociação do nitrato de cobre


COMBUSTÃO

Combustão é uma reação química exotérmica entre uma substância, o combustível e um gás comburente, geralmente o oxigénio. No entanto, para haver combustão é necessário também uma ignição, como uma faísca ou outra chama por exemplo. A ignição completa o triângulo do fogo. Este triângulo é uma representação dos três elementos necessários para haver combustão:



COMBUSTÃO DA ESTEARINA


A combustão da vela (estearina) é uma reação química entre os hidrocarbonetos da vela e o oxigénio do ar, formando-se dióxido de carbono e vapor de água, no estado gasoso, luz e calor. As equações de palavras e a química que representam a sua combustão são as seguintes:




EXPLICAÇÃO DOS RESULTADOS EXPERIMENTAIS:


O ar aquecido ao redor da chama da vela expande-se tornando-se rarefeito. Quando se coloca um copo por cima da vela, esse ar rarefeito é aprisionado, e a vela arde enquanto existir oxigénio no interior do copo. O copo retém os gases formados, que estão a temperaturas elevadas.


A subida da água ocorre devido ao fato do gás dióxido de carbono ser solúvel em água e da diminuição da temperatura dos gases, fazendo com que uma parte do vapor de água se condense. Isso leva à uma diminuição da pressão dentro do copo. A pressão interna fica menor que a pressão externa (atmosfera), o que faz com que a água seja empurrada para dentro do copo, até que a pressão interna mais a pressão da coluna de água dentro do copo equilibre a pressão atmosférica.


Fotografias da nossas experiências




COMBUSTÃO DO AZEITE


O azeite é formado pelo ácido oleico e as equações de palavras e químicas são dadas por:



VELA QUÍMICA


No frasco onde se dissolveu o sal, colocamos azeite e por cima deste um pavio feito de papel enrolado, instalado num suporte transparente (fundo de caixa de iogurte ou de garrafa de água)



Quando acendemos o pavio temos uma vela decorativa.















85 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page