top of page

Calor e Condutividade térmica

  • Foto do escritor: Dulce Carvalho
    Dulce Carvalho
  • 9 de jan. de 2022
  • 1 min de leitura

Calor é a energia transmitida espontaneamente entre corpos que se encontram em diferentes temperaturas. Nos sólidos o calor propaga-se através da matéria por condução sem haver transporte de matéria.



Uma estrela de condutividade é constituída por quatro barras de natureza diferente: cobre, alumínio, ferro e uma liga metálica de cobre e zinco, o bronze.

Em cada haste colocam-se pingos de cera e aquecem-se em simultâneo. A sequência de imagens mostra que os pingos de cera derretem pela seguinte ordem: cobre, alumínio, ferro e bronze. Significa que os materiais têm a capacidade de conduzir o calor de forma diferente, designada por condutividade térmica.


Materiais com alta condutividade térmica conduzem calor de forma mais rápida que os materiais com baixa condutividade térmica. Desta maneira, materiais de com alta condutividade térmica são utilizados como dissipadores de calor e materiais de baixa condutividade térmica são utilizados como isolamentos térmicos.

A condutividade térmica é uma característica específica de cada material. Em geral, os materiais tornam-se mais condutores de calor com o aumento da temperatura. A condutividade térmica equivale a quantidade de calor Q transmitida através de uma espessura L, numa direção normal a superfície de área A, devido a uma variação de temperatura ΔT quando a transferência de calor se deve apenas a variação de temperatura.


Tabela de condutividade térmica

MATERIAL

CONDUTIVIDADE TÉRMICA - W/(m·K)

Bronze

51

Alumínio

237

Ferro

80,3

Cobre

398

Madeira

0,17

Quanto maior a condutividade térmica do metal, melhor conduz o calor e mais rápido a cera derrete.


Observar o vídeo e responder discutir os resultados experimentais:










 
 
 

Comments


bottom of page