top of page
  • Foto do escritorDulce Carvalho

COVID 19, a FÍSICA e a QUÍMICA







A definição de epidemia para a OMS, (Organização Mundial de Saúde), corresponde à propagação de uma nova doença em um grande número de indivíduos, sem imunização adequada para tal, numa região específica. Pandemia diz respeito a uma doença que se alastrou em escala mundial, em mais de dois continentes.

O COVID 19 tornou-se numa pandemia pois já há 185 países infestados pelo vírus em vários continentes.


Clicar na imagem para se obter informações mundiais sobre a evolução da pandemia.

A imagem reporta-se ao dia 19 de abril de 2020. Se todas as mortes forem exclusivas do Coronavírus, e não de outras doenças, a percentagem de morte é igual a 714/20 206 = 0,035% das pessoas infetadas até esta data.



O QUE DEVEMOS FAZER PARA EVITAR OU MATAR O CORONAVÍRUS?


1 - DISTANCIAMENTO SOCIAL.


2 m é a distância mínima que devemos manter em relação às outras pessoas, recomendado pela DGS.






Se as pessoas estiverem em movimento ou ao vento, então as distância terão que ser maiores.





2 - UTILIZAÇÃO DE MÁSCARAS E LUVAS


Clicar na imagem para saber mais

Clicar na imagem

POR QUE USAR MÁSCARAS?


MÁSCARAS COM MELHORES DESEMPENHO FFP2 E FFP3


As máscaras devem ser substituídas por uma nova assim que estiverem húmidas e não devem ser reutilizadas.


POR QUE USAR LUVAS?


As luvas são um meio físico impermeável, que impede que as mãos entrem em contacto com o vírus, mas estas contaminam-se e por sua vez contaminarão tudo o que tocarem. Um alerta muito grande para a contaminação cruzada. A enfermeira ao lado fez uma demonstração elucidativa.




3 - UTILIZAÇÃO DE VISEIRA


Uma viseira é uma estrutura física constituída por um polímero (plástico), que é impermeável, é fácil de lavar e de desinfetar.


Professor e investigador na Universidade de Coimbra, Manuel Gameiro, defende que "tanto a Organização Mundial de Saúde como a nossa Direção Geral de Saúde têm menosprezado a possibilidade de transmissão através de partículas em suspensão no ar".

Numa sala, o vírus pode ficar assim em suspensão durante horas e a distância de dois metros não é suficiente para evitar o contágio de outra pessoa…devemos usar máscara e viseira. É que a máscara não veda as partículas mais pequenas, e a viseira sim".


Clicar na imagem para ler artigo completo


Na China realizaram uma experiência que simula o movimento de micro gotículas, contendo o coronavírus, numa sala fechada; após 20 min de terem sido expelidas perduram no ar a podem infetar quem estiver dentro da sala. O arejamento dos espaços é fundamental.





VISEIRA MANUAL, SIMPLES E MUITO BARATA


Com uma simples bolsa de acetato pode obter uma viseira!

Façam e usem. De certeza que virará moda!

Depois de a usar deverá ser desinfetada com álcool a 70º.



4 - A IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS


4.1. O PODER DESINFETANTE DO SABÃO

Clicar na imagem

Jaralee Metcalf, especialista em comportamento da Escola Primária de Idaho Falls, desenvolveu um projeto para explicar como as bactérias/vírus, se espalham e por que é importante lavar bem as mãos e com frequência.

De um pão de forma foram cortadas cinco fatias. Uma delas foi colocada num saco de plástico e fechada. Outra foi tocada no teclado de um computador da sala; outra tocada com mãos sujas; outra tocada com mãos depois de terem sido lavadas com um produto, o Zanitel, cujo rótulo afirma que mata 90% das bactérias; e outra fatia foi tocadas com mãos depois de terem sido lavadas com água e sabão. Cada uma das fatias foi colocada num saco plástico.


Um mês depois observaram o seguinte:


Conclusão:

A única fatia de pão que não continha bactérias, foi aquela que foi tocada pelas mãos lavadas com água e sabão, o que mostrou claramente às crianças por que elas deveriam lavar as mãos com sabão com frequência.



PROTEJA-SE DO CORONAVÍRUS: SAIBA COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE



4.2. O PODER DESINFECTANTE DO ÁLCOOL

4.2.1. Transformação do álcool etílico a 96% para 70%


A Direção Geral de Saúde, DGS, recomenda utilizar-se o álcool a 70º como desinfetante de superfície e mãos. Apenas com esta concentração o álcool tem capacidade de "matar" o conoravírus. O álcool a 96%, habitualmente comercializado, não mata o vírus, pois desidrata a sua membrana e não consegue entrar e destruí-lo.




Caso não se consiga obter esta solução, poderá prepará-la por diluição do álcool etílico a 96º, (C2H6O), a partir da seguinte fórmula na figura ao lado:

(Clicar na figura para saber mais)


Vamos supor que se pretende preparar 100ml de álcool a 70º, a partir de álcool a 96º.


Substituindo-se os valores na fórmula tem-se que:


Assim, o volume de álcool a 96% a ser utilizado é igual a 73ml, completando-se o volume com água destilada, até se atingir o volume de 100ml, isto é, acrescentar 27 ml de água.


Colocar o álcool a 70% num frasco que tenha pulverizador, levá-lo para todo o lado quando sair de casa para desinfetar as mãos, viseira e outros materiais.



4.2.2. COMO FAZER ÁLCOOL EM GEL CASEIRO A 70%





5- POR QUE É QUE O SABÃO E O ÁLCOOL A 70% MATAM O CORONAVÍRUS ?


O Coronavírus observado ao microscópio parece coberto com pináculos pontiagudos, como se fosse uma coroa, daí o seu nome. Sob a coroa, está a camada externa do vírus, que é composta de lípidos, ou gordura.

Como acontece com a loiça com alimentos gordurosos, por exemplo, a água por si só não retira a gordura. É preciso lavar o utensílio, onde se cozinhou com gordura, com sabão para a dissolver. Isto significa que o sabão ou álcool são muito eficazes na dissolução do revestimento de gordura do vírus. Retirar essa camada externa, inativa fisicamente o vírus, impedindo que este entre nas células humanas.



SABER MAIS


13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page