O LADO NEGRO DO FOGO DE ARTIFÍCIO
2019 está a chegar e a sua comemoração é feita com fogo de artifício! A química explica o fogo de artifício, assim como os perigos associados à sua combustão.
Materiais químicos em pó ao serem lançadas no fogo, têm a capacidade de mudar a cor da chama.
As cores produzidas são produzidas a partir de dois fenómenos, a incandescência e a luminescência.
A incandescência é a luz produzida pelo aquecimento de substâncias.
A luminescência é a luz produzida a partir emissão de energia, na forma de luz, por um eletrão excitado, que volta para o nível de energia menos energético de um átomo. A cor da luz emitida dependerá do metal que exista na matéria, tal como está descrita na seguinte tabela:
Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e nitrato de potássio) e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na chama).
MATERIAL
Lamparina de álcool; álcool etílico; vários vasos metálicos; vários sais: sulfato de ferro, cloreto de cálcio, permanganato de potássio; sulfato de cobre, nitrato de potássio; substâncias: sódio, magnésio.
PROCEDIMENTO
1. No vaso metálico colocar um pouco de sal.
2. Adicionar um pouco de álcool.
3. Colocar na chama de uma lamparina de álcool.
4. Acender o álcool.
5. Anotar a cor da chama.
OBSERVAÇÕES/RESULTADOS
O LADO NEGRO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO
O fogo de artifício liberta muito fumo constituído por minúsculas partículas metálicas, provocando o aumento dos níveis de chumbo, cobre, estrôncio, potássio, magnésio, alumínio, titânio, bário e antimónio. Algumas destas partículas são tóxicas para os humanos e para o ambiente, contribuindo para a contaminação da água para o abastecimento e até mesmo a formação de chuva ácida.
Veja o fogo de artifício bem longe e na direção contrária do vento. Um simples lenço a a esvoaçar poderá indicar a sua direção.
Os fogos são responsáveis por uma forte poluição sonora (podendo chegar a 120 decibéis - limiar da dor). Pessoas e animais domésticos são afetados!
Na passagem de ano de 2019 - 2020, em Shanghai, 2000 drones substituiram o fogo de artifício. Esta ação pode ser o caminho para que o fogo de artifício deixe de ser usado.
Comments