top of page

Pressão

  • Foto do escritor: Dulce Carvalho
    Dulce Carvalho
  • 9 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Pressão é a força aplicada numa superfície por unidade de área. É uma grandeza física que representa os efeitos da força de pressão ( F) quando atuam numa superfície (A), traduzida pela fórmula P = F/A.

Um balão quando é aquecido provoca um aumento da agitação molecular, exercendo choque das moléculas sobre as paredes do balão. Estes choques correspondem a forças de pressão que atuam no interior do balão e o vão enchendo.



Pressão atmosférica

O ar invisível exerce pressão sobre todos os corpos em que atua.

Se colocarmos um pouco de água no interior de uma lata e aquecermos, recebe calor, a água evapora exercendo pressão sobre o ar contido no interior da lata. Em consequência o pressão no interior da lata diminui. Quando se coloca esta lata em água muito fria, as vibrações das moléculas, no interior da lata diminuem e em consequência a pressão exercida na superfície da lata diminui consideravelmente. Como a pressão atmosférica exercida no exterior da lata é muito superior à pressão interna, esmaga a lata.


Na Sibéria vagões de comboio apareciam esmagados. Durante a noite a temperatura é muito negativa e provoca a contração das moléculas de ar no interior do vagão. Em consequência a pressão diminui e torna-se muito inferior à pressão atmosférica, que acaba por implodir o vagão.





Pressão dos líquidos


Quando se mergulha até ao fundo de uma piscina geralmente sente-se uma sensação desagradável, um zumbido nos ouvidos. Esse "zumbido" acontece quando a pressão que a água exerce sobre nosso corpo comprime o ar no interior do ouvido. O vídeo seguinte mostra o efeito da pressão da água sobre uma bola à superfície e no fundo da piscina. A pressão aumenta desde a superfície até ao fundo da piscina. Na superfície a bola está turgida ("cheia"), no fundo da piscina ela está murcha, pois o ar em seu interior foi comprimido devido a pressão maior.


 
 
 

Comments


bottom of page