O MELH R DE CADA UM
Visita de Estudo
Todas as turmas do 8º ano foram visitar a Casa da Música, no âmbito do domínio "Som". Esta visita de estudo teve como objetivos:
1 - DESPERTAR A CURIOSIDADE ACERCA DO MUNDO NATURAL À SUA VOLTA E CRIAR UM SENTIMENTO DE ADMIRAÇÃO, ENTUSIASMO E INTERESSE PELA APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA E DO SOM EM PARTICULAR;
2 - MOSTRAR A APLICABILIDADE DA CIÊNCIA NA VIDA REAL, RELACIONANDO AS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM APLICAÇÕES PRÁTICAS QUE SE REFLECTEM NO QUOTIDIANO DE TODOS;
3 - PROMOVER A EXPLORAÇÃO INTERATIVA DE VÁRIOS ASPECTOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONTATO COM A EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA, TENTANDO CRIAR NOS ALUNOS UM MAIOR INTERESSE POR ESTAS ÁREAS CIENTÍFICAS DE FORMA A COMPREENDEREM A SUA IMPORTÂNCIA NO QUOTIDIANO.
4- COMPLEMENTAR AS APRENDIZAGENS DAS AULAS, NO ÂMBITO DO ESTUDO DO SOM, DE UMA FORMA MAIS LÚDICA, PROPORCIONANDO UMA ABORDAGEM ESTIMULANTE E INOVADORA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS, FORA DO CONTEXTO DE SALA DE AULA;
5 - CONTRIBUIR PARA A VALORIZAÇÃO PESSOAL;
6 - FOMENTAR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.
Som e música são indissociáveis. A acústica da Casa da Música, especialmente a do auditório principal, é, reconhecidamente, de excelência. Todos os materiais usados no seu interior foram criteriosamente escolhidos tendo em vista a acústica desejada para cada sala:
Na Sala Suggia, todos os materiais de revestimento foram escolhidos com essa preocupação: contraplacado de pinho nórdico para paredes e teto; vidro curvo para compensação e divergência de ondas sonoras.
A Sala 2 é a segunda maior sala de concertos. A sua fenomenal acústica baseia-se na placagem de revestimento das paredes e tetos, em contraplacado perfurado.
Os materiais de revestimento, na sala Cibermúsica são de borracha e espuma de poliuretano de um lado e betão aparente do outro, provocam um efeito único de dupla acústica.
Todo o piso da Casa da Música é feito de metal, alumínio, refletor do som.
Professoras