O MELH R DE CADA UM
8ºA + 8ºB + 8ºC + 8ºD + 8ºE
RUÍDO EXTERIOR À ESCOLA
Para o tráfego nas estradas, atualmente a OMS recomenda fortemente a redução da média de níveis de ruídos inferiores a 53 dB (decibéis)”.
"Na escola D. Pedro I existe imenso ruído exterior. Nos arredores existem bons acessos para a autoestrada, duas lojas de fast food nomeadamente o “MC’Donalds” e o “Burger King”, duas bombas de gasolina, uma loja de bricolage a “Brico-Depot” e mais duas escolas. Sendo ambas as escolas muito frequentadas e rodeadas de vários espaços comerciais e serviços, provoca muito trânsito de ligeiros e de pesados e, consequentemente muito ruído.
Rafael Silva
MONITORIZAÇÃO DO BARULHO EXTERIOR À ESCOLA
Com um sonómetro determinou-se a intensidade sonora do tráfego exterior à escola.
Concluímos que os valores, a qualquer hora do dia, são muito superiores ao valor recomendado pela OMS. Ruído que vai provocar a diminuição da produtividade inteletual, a degeneção auditiva e fisiológica.
Quando se coloca o sonómetro atrás da vegetação existente em algumas partes do gradeamento da escola, a intensidade sonora diminui para valores próximos recomendados pela OMS.
Esta redução de intensidade sonora deve-se à reflexão do som nos arbustos. Assim uma grande parte da energia sonora é refletida, e outra é absorvida pela vegetação. O som ao passar através do arbusto é absorvido, depois sofre refração, mas a intensidade da onda sonora diminui..
SOLUÇÕES PARA A REDUÇÃO DO RUÍDO EXTERIOR À ESCOLA
Barreira acústica de vegetação
Janelas com vidro acústico reduzem 20 a 30 vezes do ruído exterior.
Barreira acústica de painéis absorvedores de som
Carros elétricos são muito mais silenciosos
Pavimento silencioso reduz ruído de tráfego rodoviário