top of page
  • Foto do escritorDulce Carvalho

DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

No dia 17 de Maio celebramos o Dia Mundial da Reciclagem. Para o comemorar vamos aprender a reciclar papel.


O PAPEL E A DESFLORESTAÇÃO


A madeira é a matéria prima do papel e obtém-se das árvores. Segundo estudos feitos, a cada segundo é destruída uma área florestal equivalente ao tamanho de um campo de futebol. A desflorestação acontece pelo abate excessivo e sistemático de árvores, para saciar as necessidades de todo o mundo.


Ao destruir as florestas estamos também a destruir o habitat de muitos animais que acabarão por morrer por não terem abrigo nem alimento. Há perda da biodiversidade do planeta.
Ao destruir as florestas estamos também a destruir o habitat de muitos animais que acabarão por morrer por não terem abrigo nem alimento. Há perda da biodiversidade do planeta.

As árvores realizam a fotossíntese libertando oxigénio e absorvendo o dióxido de carbono.

A desflorestação é uma das principais responsáveis pela redução da quantidade de oxigénio na atmosfera, tão necessário à sobrevivência da humanidade.

As florestas são consideradas sumidouros do dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. A desflorestação aumenta o aquecimento do planeta.


GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS



Podemos definir o desenvolvimento sustentável como o desenvolvimento que procura satisfazer as nossas necessidades atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.


Na sociedade em que vivemos, cada vez mais consumista, é importante encontrarmos um equilíbrio que, por um lado, procure melhorar as nossas condições de vida, mas que simultaneamente preserve o meio ambiente a curto prazo, médio e, sobretudo, a longo prazo.

Assim, torna-se necessário e é um dever de todos nós, procedermos à reciclagem do papel para pouparmos os recursos naturais florestais.


A reciclagem de uma tonelada de papel poupa 30 árvores.




COMO FAZER PAPEL RECICLADO


 

MATERIAL


Cartolinas ou outros papeis usados; rede; moldura; instrumento planador; painel de rede rígido; corantes sólidos; lexívia; balde; tabuleiro; varinha mágica.



PROCEDIMENTO


1 - Coloque uma boa quantidade de papel cortado em um balde e coloque água até a metade, molhando todos os pedaços que estiverem no balde. Adicionar algumas gotas de lexívia para desinfetar. Aguardar pelo menos um dia.



Efeitos decorativos

Misture à polpa: linha, gaze, fio de lã, casca de cebola ou casca de alho, chá em saquinho, pétalas de flores e outras fibras.


2 - Com a varinha mágica triture a pasta de papel.

3 - Coloque uma porção num tabuleiro

4- Coloque sobre o painel de rede rígido sobre a moldura e o conjunto no tabuleiro .

5 - Coloque a rede por cima e com instrumento planador pressione na vertical para alisar e fazer espremer e retirar o excesso de água.

6 - Colocar um objeto pesado sobre a pasta na tela para pressionar ainda mais a pasta. Quando mais tempo o objeto pesado ficar sobre a pasta, mais compacto será o papel reciclado.

7 - Pendure a folha de papel em um varal e deixe-a para secar por um ou dois dias ao ar livre.


Depois, é só utilizá-lo.






EXPLICAÇÃO

Celulose ampliada pelo microscópio.

A celulose é representada fórmula química C6H10O5, é insolúvel em água. É o principal componente da parede celular, tida como o esqueleto básico das células vegetais. As moléculas filamentosas e altamente resistentes conferem rigidez à estrutura vegetal.




O papel comum tem como matéria prima as fibras de celulose extraídas de árvores com um alto teor de celulose (como pinheiro e eucalipto). Por outro lado, a matéria prima do papel reciclado vem do lixo (aparas). No caso da reciclagem de papel usado ou velho ocorre um reaproveitamento destas fibras de celulose, que serão reutilizadas, entre cinco a sete vezes, na produção de papel novo e poderão ser novamente disponibilizadas para diversas finalidades.


23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page